Um Dinamarquês Universal: Søren Kierkegaard

Um Dinamarquês Universal: Søren Kierkegaard

Vários

INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda

2013

95

Mole

Português

9789725654972

5 dias


Versão ebook 2,50 €

Catálogo da mostra patente na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), entre 19 de setembro e 30 de outubro de 2013, que assinala o bicentenário do nascimento de Søren Kierkegaard (1813-1855).

Kierkegaard é autor de uma das mais originais e fascinantes obras da era moderna. Atualmente, a sua obra está traduzida em cerca de 15 línguas e a sua influência é universal. Bateu-se pela valorização da significação e da responsabilidade do indivíduo na sua própria existência, em detrimento da submissão a sistemas filosóficos ou políticos. Não espanta, por isso, que tenha sido uma das figuras tutelares do existencialismo. A profunda análise por si conduzida sobre a angústia e o desespero colocou igualmente Kierkegaard muito para além do seu tempo na investigação no âmbito da psicologia.

Os seus livros — muitos deles escritos sob pseudónimo — atingiram em vida do autor um escasso número de leitores. Pelo contrário, na atualidade, é objeto de intensa investigação em todo o mundo. Kierkegaard exerceu uma influência significativa em Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir e Albert Camus, tendo também inspirado Miguel de Unamuno, Martin Heidegger, Karl Jaspers e Ludwig Wittgenstein, e na atualidade, por exemplo, Alain Badiou ou Slavoj Žižek. No campo da teologia, Kierkegaard marcou, entre outros, Dietrich Bonhoeffer, Paul Tillich, Karl Bath e Rudolf Bultmann. No campo literário, o impacto de Kierkegaard é reconhecível, numa primeira geração, em Henrik Ibsen, August Strindberg e Franz Kafka, mas hoje em dia estende-se a autores de muitas outras literaturas. Para além da bibliografia publicada em Portugal de e sobre Søren Kierkegaard, o Catálogo contém também textos de Elisabete M. Sousa e José Miranda Justo, comissários da mostra.
Índice não disponível.
Este título pertence ao(s) assunto(s) indicados(s). Para ver outros títulos clique no assunto desejado.