A biblioteca do embaixador: os livros de D. García de Silva y Figueroa

Rui Manuel Loureiro

BNP

1

2014

pt

9789725655320

iLEIO | PCs Apple App Store Android no Google Play


capa mole 33,95 €

Obra que procura reconstituir o catálogo da biblioteca itinerante de Don García de Silva y Figueroa, embaixador enviado em missão à Pérsia entre 1612 e 1624, da qual pouco se sabe, e que conta ainda com cinco estudos acerca da sua vida e obra.
Nascido na localidade espanhola de Zafra em 1550 e originário de uma família nobre, Don García de Silva y Figueroa é nomeado, em 1612, por Felipe III de Espanha (II de Portugal), emissário especial ao soberano safávida Abbas I. A missão do embaixador espanhol estender-se-ia por cerca de uma década, desde a largada de Lisboa, em 1614, até ao seu falecimento durante a viagem marítima de regresso à Europa, nas proximidades dos Açores, em 1624.
Como um viajante moderno, Don García preparou minuciosamente a sua viagem à Pérsia, através da consulta de numerosos trabalhos de história e de geografia. Era também um diarista compulsivo, que ao longo do seu longo périplo oriental, para além de dezenas de cartas, redigiu um volumoso diário de viagem. Os Comentários – nome por que ficou conhecido o seu manuscrito de cerca de um milhar de páginas – descrevem demoradamente a sua jornada de Lisboa à Pérsia, assim como a inacabada viagem de regresso à Europa, na qual regista tudo o que lhe parecia novidade e que constitui também uma espécie de relatório de missão.
A obra, que complementa a exposição que decorreu na Biblioteca Nacional de Portugal, entre 7 de outubro de 2014 e 24 de janeiro de 2015, assinala os quatro séculos sobre a partida de Don García de Silva y Figueroa do porto de Lisboa rumo à longínqua Pérsia.


Índice não disponível.
Assunto não disponível.
Licença Impressão
Acesso Perpétuo 24 paginas a cada 30 dias
Aluguer nao permitido

Leitura online: um utilizador por sessão (sem simultaneidade)
Leitura offline (com a APP): máximo de 2 dispositivos em simultâneo