Livros de horas : o imaginário da devoção privada : manuscritos

Coord.: Delmira Espada Custódio; Maria Adelaide Miranda; ;

BNP

1

2016

pt

9789725655627

iLEIO (browser para PCs e APP gratuita para sistema Android)

Obra que apresenta os resultados de uma investigação aprofundada sobre os livros de horas manuscritos que integram os acervos da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e da Biblioteca Pública de Évora (BPE). Dela decorreu uma exposição e um colóquio internacional, que tiveram lugar em finais de 2013 e inícios de 2014.
A obra é composta por três partes: os Estudos, que incluem textos de carácter histórico ou artístico sobre livros de horas, os quais enriquecem e permitem uma melhor compreensão da segunda parte, o Catálogo propriamente dito, do qual se destaca a leitura iconográfica dos manuscritos; e finalmente, a terceira, que compreende as Fichas Científicas de cada um dos manuscritos expostos. A exaustividade e complementaridade deste conjunto de materiais permitem um olhar aprofundado sobre os livros de horas manuscritos à guarda de BNP e BPE.
Recorde-se que os livros de horas, popularizados entre as elites desde o século XIII até inícios do século XVI, são, em geral, objetos de grande excecionalidade artística. Eram usados para a prática religiosa privada e produzidos principalmente para nobres, aliando arte, espiritualidade e influência social.
Índice não disponível.
Assunto não disponível.
Licença Impressão
Acesso Perpétuo 62 paginas a cada 30 dias
Aluguer nao permitido

Leitura online: um utilizador por sessão (sem simultaneidade)
Leitura offline (com a APP): máximo de 2 dispositivos em simultâneo