Livros de horas : o imaginário da devoção privada : manuscritos

Coord.: Delmira Espada Custódio; Maria Adelaide Miranda

BNP

1

2016

pt

9789725655627

iLEIO | PCs Apple App Store Android no Google Play

Obra que apresenta os resultados de uma investigação aprofundada sobre os livros de horas manuscritos que integram os acervos da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e da Biblioteca Pública de Évora (BPE). Dela decorreu uma exposição e um colóquio internacional, que tiveram lugar em finais de 2013 e inícios de 2014.
A obra é composta por três partes: os Estudos, que incluem textos de carácter histórico ou artístico sobre livros de horas, os quais enriquecem e permitem uma melhor compreensão da segunda parte, o Catálogo propriamente dito, do qual se destaca a leitura iconográfica dos manuscritos; e finalmente, a terceira, que compreende as Fichas Científicas de cada um dos manuscritos expostos. A exaustividade e complementaridade deste conjunto de materiais permitem um olhar aprofundado sobre os livros de horas manuscritos à guarda de BNP e BPE.
Recorde-se que os livros de horas, popularizados entre as elites desde o século XIII até inícios do século XVI, são, em geral, objetos de grande excecionalidade artística. Eram usados para a prática religiosa privada e produzidos principalmente para nobres, aliando arte, espiritualidade e influência social.
Índice não disponível.
Assunto não disponível.
Licença Impressão
Acesso Perpétuo 62 paginas a cada 30 dias
Aluguer nao permitido

Leitura online: um utilizador por sessão (sem simultaneidade)
Leitura offline (com a APP): máximo de 2 dispositivos em simultâneo