Memorial de ministros : catálogo alfabético dos ministros de letras

Luís de São Bento; António Soares; estudo e transcrição: Nuno Camarinhas;

BNP

1

2017

pt

9789725655993

iLEIO (browser para PCs e APP gratuita para sistema Android)

O Memorial de ministros, obra iniciada por Luís de São Bento e depois continuada por frei António Soares, monges cistercienses do Mosteiro de Alcobaça, compila as notícias biográficas dos magistrados portugueses do Antigo Regime, quer dos territórios do Reino, quer dos territórios ultramarinos sob administração portuguesa, com destaque para os arquipélagos atlânticos, Goa e Brasil.

Trata-se de um dicionário biográfico dos magistrados portugueses, obra de grande vulto realizada entre 1723 e os primeiros anos do século XIX. Para a elaboração dos verbetes, os autores reuniram o máximo possível de dados sobre os magistrados que serviram a coroa portuguesa, através da consulta de arquivos e cartórios, da consulta de bibliografia de carácter corográfico, histórico, biográfico ou genealógico, e de uma ampla rede de correspondentes originários das diferentes regiões do Reino.

Os dados que a compõem encontram-se distribuídos por nove grandes códices in 4.º de mais de 400 fólios cada que integram a Coleção de Códices Alcobacenses que se encontra à guarda da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).

Apesar de inacabada, esta obra constitui um valioso manancial de informação para melhor compreendermos a magistratura portuguesa, desde os primórdios da implementação do Direito comum no Reino até ao final do Antigo Regime.

É uma coedição entre a BNP e o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais de Magistratura do Brasil.
Índice não disponível.
Assunto não disponível.
Licença Impressão
Acesso Perpétuo nao permitido
Aluguer nao permitido

Leitura online: um utilizador por sessão (sem simultaneidade)
Leitura offline (com a APP): máximo de 2 dispositivos em simultâneo