Muitas e muito estranhas cousas que viu e ouviu… O primeiro século de edições da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto: guia da exposição

João José Alves Dias; ;

Biblioteca Nacional de Portugal Centro de Estudos Históricos Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar

2

2016

pt

9789725656075

iLEIO (browser para PCs e APP gratuita para sistema Android)

Muitas e muito estranhas cousas que viu e ouviu... é um dos subtítulos da Peregrinação, obra em que Fernão Mendes Pinto narra o muito de extraordinário que viveu e presenciou no Oriente.
Este é o guia da mostra) com o mesmo nome que evoca os 400 anos da impressão da Peregrinação e a aventura de uma obra, na vertente das suas múltiplas edições, portuguesas, castelhanas, francesas, holandesas (em neerlandês e em alemão) e inglesas, ocorridas entre 1614 e 1725.
Recorde-se que a Peregrinação foi, à época, a obra portuguesa que conheceu o maior número de traduções impressas, todas conhecendo diferentes impressões e edições, algumas delas apresentadas neste catálogo pela primeira vez.
O guia apresenta ainda um conjunto de gravuras abertas a buril, em Amesterdão, em 1652, 1653 e 1671, das edições em neerlandês e alemão, que ilustram excertos do texto de Fernão Mendes Pinto e através das quais este ganha alma, permitindo ao leitor visualizar e acompanhar a narrativa.
Índice não disponível.
Assunto não disponível.
Licença Impressão
Acesso Perpétuo 12 paginas a cada 30 dias
Aluguer nao permitido

Leitura online: um utilizador por sessão (sem simultaneidade)
Leitura offline (com a APP): máximo de 2 dispositivos em simultâneo