& etc – Prolegómenos a uma editora

Coord.: Paulo da Costa Domingos; ;

BNP

1

2017

pt

9789898268365

iLEIO (browser para PCs e APP gratuita para sistema Android)

Assinalando os 50 anos da publicação do primeiro número do periódico & etc, primeiro (1967-1971) como suplemento literário do Jornal do Fundão e depois (1973-1974) autonomamente como magazine cultural, a Letra Livre e a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) publicam a obra & etc: prolegómenos a uma editora.
O &etc., primeiro com a designação Artes, Letras, Espetáculo & etc..., e depois com as designações & etc, quinzenário cultural e & etc, folheca cultural q.b., marcou uma época histórica que acompanha a resistência ao salazarismo e, depois, o fim do marcelismo.
Nesta obra, através de vários de testemunhos – Alberto Pimenta, Almeida Faria, Carlos Ferreiro, Inês Dias, João E. Cutileiro, Jorge Silva Melo, Maria Inês Cordeiro, Paulo da Costa Domingos, Ricardo Álvaro e Telma Rodrigues – e de inúmeras fotografias, sobretudo das capas do periódico & etc, acompanha-se a vida e o trabalho desta editora e do seu principal mentor, Vitor Silva Tavares.
Editora «de culto», contracorrente e independente, agregou, ao longo de mais de três décadas, a colaboração gratuita de muitos autores e artistas plásticos – escritores e ilustradores –, publicando quase três centenas de livros sem outro cânone que não fosse a contracultura, bem como a exigência ética e estética, sem interesses nem compromissos.
Esta obra surge como complemento à exposição & etc: prolegómenos a uma editora patente na BNP entre fevereiro e maio de 2017.
Índice não disponível.
Assunto não disponível.
Licença Impressão
Acesso Perpétuo 11 paginas a cada 30 dias
Aluguer nao permitido

Leitura online: um utilizador por sessão (sem simultaneidade)
Leitura offline (com a APP): máximo de 2 dispositivos em simultâneo