Marcos Portugal (1762-1830): 250 anos do nascimento

Comis. António Jorge Marques; pesquisa; sel. e notas António Jorge Marques; textos António Jorge Marques; David Cranmer; catalogação Maria Clara Assunção

BNP

1

2012

pt

9789725654873

iLEIO | PCs Apple App Store Android no Google Play

Marcos Portugal (1762-1830) foi um dos mais notórios e prolíficos compositores luso-brasileiros de sempre. Embora a fama internacional se tenha ficado a dever aos milhares de representações das suas óperas na Europa, em Portugal e no Brasil, foi sobretudo através da música religiosa que o seu nome se tornou conhecido, adquiriu estatuto e perdurou muito para além da morte do autor, ao contrário do que sucedeu com a obra dramática, que saiu de cena em inícios da década de 1820.
Apesar da inegável importância para a música luso-brasileira, até há pouco tempo a sua obra era praticamente desconhecida e a biografia, bastante ficcionada, carecia de investigações mais aprofundadas. As pesquisas realizadas nos últimos anos permitiram descobrir inúmeras fontes primárias, tanto musicais como biográficas, que vieram situar o compositor e a sua obra no contexto sociopolítico em que viveu e atribuir-lhe um justo protagonismo.
O presente catálogo incorpora uma parte significativa dessas fontes e inclui a republicação fac-similada de três incontornáveis fontes bibliográficas de difícil acesso, além de textos que refletem o atual estado do conhecimento sobre Marcos Portugal e uma detalhada cronologia.
Índice não disponível.
Assunto não disponível.
Licença Impressão
Acesso Perpétuo 31 paginas a cada 30 dias
Aluguer nao permitido

Leitura online: um utilizador por sessão (sem simultaneidade)
Leitura offline (com a APP): máximo de 2 dispositivos em simultâneo