Panorama de Lisboa: suplemento

Wilhelm Gottlieb Tilesius; estudo; trad. e notas: Fernando Clara

BNP

1

2018

pt

9789725656273

iLEIO | PCs Apple App Store Android no Google Play

A presente obra relata parte das impressões colhidas na segunda expedição a Portugal do conde Johann Centurius von Hoffmannsegg, de Heinrich Friedrich Link e de Wilhelm Gottlieb Tilesius (1769-1857), ocorrida em 1797 com o objetivo de estudar a História Natural do país e que se prolongou por mais de dois anos, dando origem a várias publicações, entre as quais se destacam as Notas de uma viagem a Portugal e através de França e Espanha, da autoria de Link, já publicada nesta coleção, e do texto de Tilesius que aqui se apresenta em tradução portuguesa.
Este texto, que descreve diversos aspetos da sociedade, da arquitetura e dos usos e costumes da população de Lisboa de finais do século XVIII, foi originalmente publicado em 1799, como «Suplemento» à tradução alemã do Panorama de Lisboa no ano de 1796 de J. B. F. Carrère. Trata-se de um extenso «Suplemento» que permite ainda perceber os contextos das viagens naturalistas, as redes científicas europeias em que se inscrevem e os obstáculos (políticos e religiosos) que enfrentam. Escrito num tom radicalmente protestante e iluminista, o «Suplemento» reproduz e confirma o olhar típico da Europa do Norte sobre um Sul católico, miserável, indolente e ignorante.
Sublinhe-se que Tilesus é um naturalista cujo nome se associa às designações taxonómicas de algumas dezenas de espécies marinhas que recolheu e descreveu durante a viagem científica de circum-navegação que fez, entre 1803 e 1806, sob o comando do capitão Adam Johann von Krusenstern.
Índice não disponível.
Assunto não disponível.
Licença Impressão
Acesso Perpétuo 18 paginas a cada 30 dias
Aluguer nao permitido

Leitura online: um utilizador por sessão (sem simultaneidade)
Leitura offline (com a APP): máximo de 2 dispositivos em simultâneo